segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bandagens funcionais

As bandagens funcionais estão sendo cada vez mais utilizadas por fisioterapeutas e outros profissionais da saúde e da área esportiva como uma forte aliada no tratamento de atletas e não atletas. No meio esportivo o uso das bandagens tem sido um eficiente método de tratamento e prevenção.
Para a utilização da técnica de bandagens é preciso que o profissional desenvolva habilidades específicas e entenda os princípios que orientam sua aplicação. Por isso é importante que esse profissional tenha um bom conhecimento de anatomia e biomecânica de cada articulação a ser tratada. É preciso entender a conexão da anatomia, mecanismo de lesão, aplicação da bandagem e seu propósito, ou seja, se a bandagem tem como finalidade imobilizar uma articulação, restringir um movimento, ajudar na estabilidade articular, comprimir uma região com presença de edema ou aumentar o estímulo proprioceptivo da articulação. Uma vez o profissional sabendo qual será sua finalidade com a bandagem, ele saberá qual técnica utilizar.
Em geral, as bandagens são mais utilizadas para limitar o movimento excessivo ou anormal de uma articulação que sofreu um trauma ou evitar uma lesão ocasionada por essa instabilidade ou frouxidão ligamentar. Porém, é importante tomar cuidado para não realizar uma bandagem que limite o gesto esportivo de um atleta ou praticante de atividade física

Nenhum comentário:

Postar um comentário