sábado, 3 de novembro de 2012

Meias de compressão, será que elas funcionam?


A primeira vista, elas parecem um tendência de moda esportiva, estilo retrô. Mas uma olhada mais de perto, revela que estas meias que vão até quase os joelhos e são utilizadas por alguns corredores de longa distância, são bem mais que uma tendência de moda.
São as chamadas MEIAS DE COMPRESSÃO – elas possuem um caimento justo e confortável, sobre a região da panturrilha (algumas podem ser justas desde o calcanhar), e que tem o objetivo de aumentar a entrega de oxigênio aos músculos, acelerando a remoção do ácido lático e estabilizando a musculatura para aumentar sua eficiência.
Mas será que elas funcionam? As meias de compressão, tem sido amplamente aceitas em casos clínicos e pós- cirurgícos no tratamento de edemas, edemas linfáticos, flebite, varizes e trombose linfática profunda. A maioria das teorias sobre como as meias de compressão podem melhorar o desempenho dos corredores, focam no suporte fisiológico e biomecânico que elas podem dar aos membros inferiores.
A razão principal para usar meias de compressão em uma corrida, é que elas podem aumentar o retorno venoso para o coração através de um impulso criado por uma ação muscular da panturrilha mais eficiente, ocasionando um aumento da capacidade de resistência do atleta. Este é o motivo porque os músculos são mantidos mais compactos, fazendo com que o equilíbrio e propriocepção sejam melhorados e fadiga muscular minimizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário